País

DGS divulga normas para a Festa do Avante!

MIGUEL A. LOPES

Máximo de 16.563 pessoas no recinto.

A Direção-Geral da Saúde divulgou esta segunda-feira o parecer técnico sobre a Festa do Avante!, que se vai realizar entre os dias 4 e 6 de outubro, na quinta da Atalaia, no Seixal.

O PCP já reagiu às diretrizes da autoridade de saúde, garantindo que a redução da lotação do recinto vai ser cumprida, bem como a recomendação de lugares sentados. Segundo o partido comunista, todos os espetáculos vão ter lugares sentados, com distanciamento de dois metros, e as cadeiras vão ser higienizadas nos intervalos.

De acordo com o documento, no recinto só podem estar 16.563 pessoas e a venda de bebidas alcoólicas vai ser proibida a partir das 20:00 horas, com exceção à zona de restauração.

Em relação às normas de saúde, os participantes do evento devem garantir o distanciamento físico de dois metros entre pessoas, em todos os espaços do recinto, salvo se forem coabitantes.

Os acessos e corredores de circulação na Quinta da Atalaia devem ser de sentido único, com sinalética clara e visível, de forma a evitar o cruzamento de pessoas. Também a entrada no recinto deve estar organizada para que o tempo de espera seja reduzido.

Em relação ao público, segundo o parecer da DGS, os espaços destinados a espetáculos devem ser organizados com plateia, com lugares sentados.

"Os espaços destinados a espetáculos devem estar organizados em plateia, com lugares sentados, cumprindo a lotação e ocupação mencionadas neste parecer.", refere a autoridade de saúde.

Segundo o parecer, "será efetuada vistoria prévia, nos termos da lei, pela autoridade de saúde territorialmente competente" e "a imprevisibilidade da evolução epidemiológica da covid-19 implica uma avaliação de risco contínua e, de acordo com o nível de risco apurado, a reavaliação das medidas implementadas, bem como o seu cumprimento".

Na conferência de imprensa, Graça Freitas explicou que apenas foram tidas em conta áreas com atividades específicas para o cálculo da lotação máxima do recinto da Festa do Avante!.

A DGS e o Governo negam que haja qualquer tipo de discriminação nas regras estabelecidas para a realização da Festa do Avante!, mas admitem que o parecer foi tornado público por se tratar de uma situação especial.

MARCELO DIZ QUE DIVULGAÇÃO DAS REGRAS PARA A FESTA DO AVANTE! É UM DEVER CÍVICO

O Presidente da República saúda a Direcção-Geral de Saúde por ter tornado públicas as regras para a realização da Festa do Avante!.

Ainda assim, Marcelo Rebela de Sousa reconhece que a decisão peca por ser tardia.

"DGS só publica o relatório depois de um puxão de orelhas de Marcelo"

Para Bernardo Ferrão, é lamentável tudo o que se está a passar com a Festa do Avante!, nomeadamente, o compasso de espera para a divulgação das diretrizes da DGS para a realização do evento, que obrigou o Presidente da República a "dar um murro na mesa".

Populares "completamente contra" Festa do Avante!

Nem o acesso reduzido a 16.500 pessoas, num recinto onde cabem 100 mil, descansou os moradores da zona do Seixal, onde se realiza a Festa do Avante!.

A população considera que o PCP não está a ter a atitude correta e há até quem diga que a realização do evento é uma falta de respeito para com os profissionais de saúde.

Participantes começam a chegar ao Seixal para a Festa do Avante!

Os que chegam ao Seixal para participar na Festa do Avante! não se mostram preocupados com as regras de segurança. A SIC falou com um simpatizante do PCP que não falha uma festa há 30 anos.