País

Marcelo esteve com um dos irmãos suspeitos de ligação ao Daesh em 2018

Marcelo Rebelo de Sousa diz não ter recebido informação em 2018.

Loading...

O Presidente da República garante que não foi informado da presença de um suspeito de terrorismo no restaurante onde almoçou em 2018.

Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Jorge Sampaio estiveram com um dos irmãos iraquianos que foram detidos por ligação ao Daesh, numa altura em que Yasser já estava a ser investigado.

O inquérito tinha avançado em julho de 2017, com base em informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, mas as autoridades policiais ainda não tinham recolhido prova e foi-lhe concedida autorização de residência.

Os dois irmãos começaram a ser investigados por suspeitas de evolvimento na preparação de um atentado na Alemanha e de pertenceram ao Daesh de Mossul.

Yasser e o irmão mais velho estavam desde 2017 em Portugal ao abrigo de um programa da União Europeia para recolocação de refugiados.

Yasser foi um dos rostos do Mezze, um restaurante que funciona como projeto de integração de refugiados em Portugal. A notícia de que é suspeito de terrorismo e de que pertence ao Daesh deixou em choque todos os que trabalhavam no estabelecimento.

O restaurante Mezze espera que este caso não prejudique a solidariedade com que devem ser recebidos migrantes e refugiados.

Leia mais: