Dezenas de manifestantes negacionistas insultaram Ferro Rodrigues junto ao Parlamento. A Procuradoria-Geral da República abriu um inquérito aos insultos. Muitos desses manifestantes são apoiantes do juiz Rui Fonseca e Castro, que está suspenso de funções e insultou agentes da autoridade.
Em entrevista à SIC Notícias, Gustavo Carona, médico intensivista no Hospital Pedro Hispano, considera que há um nome para quem deseja “contaminar a boa informação”: “criminosos”
“Todas as pessoas que estejam responsáveis por contaminar a boa informação, pela saúde de todos, na minha opinião, devem ser chamados pelo nome de criminosas. A ciência discute-se dentro dela própria. Tudo o que é do espetro político – confinamento, máscaras na rua – acho que é passível de discussão, a ciência tem de ser discutida dentro dela própria, não é na opinião pública.”
Manuel Soares, presidente da direção da Associação Sindical dos Juízes Portugueses disse que o juiz negacionista tem de ser expulso da magistratura.
“Ninguém tem de suportar aqueles comportamentos bizarros numa sala de audiências. Portanto é um juiz, formalmente juiz, suspenso de funções que tem aqueles comportamentos na rua. Como nós dissemos no comunicado, temos de esperar e confiar que as autoridades usem as competências que têm e sabem atuar. E não há ninguém, com bom senso, que não perceba qual é a solução para este caso. É sair da magistratura rapidamente”, disse em entrevista à Edição da Noite.
Por outro lado, Paulo Sá e Cunha, advogado especialista em direito penal, considera que existe um clima nocivo para quem tenha “a ousadia de remar contra a corrente”.
“Há um bocadinho a sensação de que quem tem a ousadia de remar contra a corrente – seja no discurso do politicamente correto, seja relativamente a determinados excessos censórios que por aí se veem –, quem tem a ousadia de defrontar isto, corre um risco enorme de ser trucidado, precisamente, nas redes sociais. E há correntes de opinião, que estou absolutamente convencido que são minoritárias, mas que têm a capacidade, por uma facilidade de acesso e um predomínio nesse tipo de meios e fóruns, de criar um clima que é nocivo para quem quer que seja que ouse levantar o dedo ou dar uma opinião”, disse em entrevista à SIC Notícias.
► Veja mais:
- Aberto inquérito a insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues
- PSP vai participar ao Ministério Público insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues
- Marques Mendes sobre juiz negacionista: "Ou está louco, ou faz-se ou é exibicionista"
- Juízes enviam carta solidária ao diretor da PSP sobre o caso do juiz negacionista
- Caso Rui Fonseca e Castro. "Isto não é um juiz, isto não pode ser um juiz"
- Chefes máximos da PSP defendem agentes insultados por juiz negacionista
- Juiz negacionista agressivo com PSP: "O meu lugar é este, acima de si. O senhor está abaixo de mim"
- Juiz negacionista insulta agentes da PSP na chegada ao Conselho Superior de Magistratura