O peditório anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro decorre este fim de semana e prolonga-se até segunda-feira. Numa altura que aumentam os números de incidência de vários tipos de tumores, aumentam também as necessidades da organização - agravadas pela redução de donativos durante a pandemia.
A maioria do orçamento da Liga Portuguesa Contra o Cancro – que ajuda milhares de pacientes e respetivas famílias – vem do tradicional peditório que se realiza anualmente no fim de semana do feriado de Todos os Santos.
Em 2020, foram registadas quebras de 48% nos donativos, tendo sido angariados cerca de 750 mil euros. Este ano o número de voluntários será menor do que o registado anteriormente. Os donativos podem também ser encaminhados através do site da liga.
O apoio social – que é indispensável às famílias e poderá deixar alguns casos em risco – corresponde a cerca de metade do valor dos donativos entregues à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Além disso. Além disso, a organização apoia financeiramente a investigação, promove formações e os rastreios e faz diversas campanhas contra a doença.
► Veja mais:
- "Doentes oncológicos foram praticamente esquecidos" na pandemia
- Falta de recursos humanos no IPO de Lisboa atrasa tratamentos do cancro
- Peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro arranca esta sexta-feira
- A prevenção pode salvar vidas? É preciso mais investimento nesta área?
- Cancro do testículo afeta sobretudo os mais jovens
- Covid-19: mais de um milhão de cancros ficaram por diagnosticar na Europa