País

Migrantes resgatados junto ao Algarve terão passado noite inteira "a pairar" em alto mar

A operação de salvamento e resgate foi conduzida pela Marinha.

Loading...

Os 37 migrantes resgatados esta quinta-feira pela Marinha em águas internacionais, ao largo do Algarve, foram encaminhados para Portimão. onde irão fazer testes à covid-19 e proceder à identificação individual. O alerta foi dado por um navio mercante.

A embarcação estava localizada a 47 milhas da costa, entre Tavira e Vila Real de Santo António, e terá passado a noite "a pairar" no mesmo local devido a alegada avaria no motor. O centro de Coordenação de Busca e Salvamento enviou uma corveta da Marinha e duas lanchas rápidas para resgatar o grupo de migrantes.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) teve de fazer o registo fotográfico para que a embaixada possa ajudar a confirmar as identidades dos migrantes, uma vez que parte deles não têm documentos. Entre o grupo de migrantes estão quatro adolescentes, entre os 16 e 17 anos.

Um dos homens recebeu assistência médica devido a ferimentos ligeiros num pé, enquanto outro estava indisposto.

As 37 pessoas foram encaminhadas de autocarro para tendas instaladas no cais comercial de Portimão, onde irão ser submetidos a testes covid-19 e serão identificados pelo SEF.

As autoridades ressalvam que, ao contrário dos seis casos anteriores, desta vez não houve desembarque irregular no país. O procedimento legal a adotar será conhecido brevemente, uma vez que se trata de um resgate em alto mar.

Desde dezembro de 2019, 97 marroquinos entraram ilegalmente em Portugal. Seis embarcações deram à costa no Algarve.

► Veja mais: