As transferências de cinco jogadores estão a ser investigadas no âmbito da Operação Fora de Jogo. Esta quarta-feira à tarde, o escritório do antigo jogador de futebol Anderson Luís de Sousa, mais conhecido como Deco, está ser alvo de buscas.
Deco é apontado como suspeito nesta mega operação. Através da empresa D20, o antigo jogador do FC Porto presta atendimento de "alta qualidade técnica" a clubes nacionais e internacionais, tendo sido fundada em agosto de 2014.
AS TRANSFERÊNCIAS SUSPEITAS
A transferência de Galeno, que saiu do FC Porto para o Sporting de Braga em 2019 encontra-se sob investigação.
Em Guimarães, os investigadores pediram documentos a respeito dos contratos assinados relativos às transferências de Hernâni, Mikel e Ricardo Pereira.
O avançado português, Hernâni, tinha sido transferido do Vitória de Guimarães para o FC Porto na época 2014/2015.
O médio de 28 anos, Mikel, que se encontra agora no Vitória de Guimarães, foi transferido pelo FC Porto na época 2019/2020.
A transferência de Ricardo Pereira, do Vitória para o FC Porto, na época 2013/2014, também levantou dúvidas.
CRIMES QUE ESTÃO EM CAUSA
Os investigadores suspeitam de fraude fiscal, fraude à segurança social e branqueamento de capitais.
No total os valores envolvidos rondarão os 15 milhões de euros
À frente desta operação está o juiz Carlos Alexandre, cinco magistrados do Ministério Público, mais de 40 efetivos da autoridade tributária e 50 militares da GNR
Também se efetuaram esta manhã buscas nos escritórios do empresário Bruno Macedo, em Braga, e na Gestifute, no Porto, embora não se consiga por agora precisar exactamente em que processo se enquadram
Na segunda feira, o Ministério Público tinha também procedido a 33 mandados de busca, onde se incluiu o estádio do dragão, a casa do presidente do Futebol Clube do Porto, a casa do filho de Pinto da Costa e as residências de alguns empresários.
SAIBA MAIS
- Operação Fora de Jogo: Ministério Público e Autoridade Tributária realizaram 20 buscas no norte do país
- Jorge Mendes é um dos visados da Operação Fora de Jogo
- Suspeitas de crimes de fraude fiscal nas buscas ao Sporting de Braga e Vitória de Guimarães
- Sporting de Braga e empresário Bruno Macedo alvo de buscas
- Buscas no Sporting de Braga e no Vitória de Guimarães
- FC Porto sob suspeita: transferência de 5 jogadores na mira da justiça