País

João Rendeiro: "Eu não vou regressar a Portugal"

O ex-banqueiro fez uma curta declaração aos jornalistas à saída do tribunal na África do Sul.

O ex-banqueiro João Rendeiro no Tribunal de Verulam, onde esteve presente perante um juiz pela primeira vez desde que foi detido no sábado, nos subúrbios de Durban, África do Sul, 13 de dezembro de 2021.
Loading...

João Rendeiro, à saída do Tribunal na África do Sul, garantiu que não vai regressar a Portugal.

A audição do ex-banqueiro João Rendeiro no tribunal Verulam Magistrates, em Durban, foi adiada para quarta-feira depois da defesa ter pedido mais tempo para apresentar o requerimento de libertação sob fiança, decidiu o juiz.

A defesa de Rendeiro pediu também esta terça-feira a mudança de prisão. June Marks considera que está em causa a integridade física de João Rendeiro, falando mesmo em ameaças de morte.

O ex-banqueiro João Rendeiro foi detido no sábado, num hotel em Durban, na província sul-africana do KwaZulu-Natal, numa operação que resultou da cooperação entre as polícias portuguesa, angolana e sul-africana.

João Rendeiro estava fugido à justiça há três meses e as autoridades portuguesas reclamam agora a sua extradição para cumprir pena em Portugal.

O ex-presidente do extinto Banco Privado Português (BPP) foi condenado em três processos distintos relacionados com o colapso do banco, tendo o tribunal dado como provado que João Rendeiro retirou do banco 13,61 milhões de euros.

Saiba mais: