País

Incêndios: "Não estão afastadas as hipóteses de haver reativações violentas"

Proteção Civil mantém dispositivo reforçado em Ourém e em Pombal para realizar trabalhos de rescaldo.

Incêndios: "Não estão afastadas as hipóteses de haver reativações violentas"
NUNO ANDRÉ FERREIRA

A Proteção Civil mantém um dispositivo reforçado nos locais onde os incêndios foram dominados. Devido às condições extraordinárias previstas para os próximos dias, "não estão afastadas as hipóteses de haver reativações violentas". Desde quinta-feira, os incêndios já consumiram um valor estimado superior a 5.700 hectares.

No dispositivo reforçado que está atualmente a fazer trabalhos de rescaldo e estabilização estão 1.110 operacionais, com 368 meios terrestres e sete meios aéreos. Desde o dia sete de junho, a Proteção Civil estima que tenha ardido uma área de 5.736 hectares.

"Estes incêndios que estão dominados ainda se encontram com uma grande operação de rescaldo e estabilização e não estão afastadas as hipóteses de haver reativações violentas. É por isso que este dispositivo ainda está no local e se irá manter", acrescenta o comandante André Fernandes, apelando aos portugueses que mantenham os comportamentos adequados e as medidas de autoproteção nos próximos dias.

Loading...

Os incêndios de Pombal e de Ourém foram dados como dominados esta segunda-feira. Durante o dia, o incêndio em Figueira de Castelo Rodrigo foi o que "mereceu maior preocupação" dos bombeiros e da Proteção Civil.

"O incêndio que, durante a tarde, nos preocupou mais e mereceu maior preocupação foi em Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, que neste momento já se encontra dominado. Envolvido um total de 151 operacionais e 45 veículos e afetou uma área estimada de 72 hectares."

Quando ao número de vítimas registadas durante os incêndios, mais um operacional foi assistido, o que totaliza 47 operacionais assistidos. Até agora não foi registada nenhuma vítima mortal.

"Temos 47 assistidos do ponto de vista operacional, aumentamos um no incêndio de Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda e mantemos também 26 feridos ligeiros nos operacionais e um ferido grave - o bombeiro que teve uma fratura exposta no pulso e nenhuma vítima mortal até agora a registar", prosseguiu.

Ao nível das habitações atingidas pelas chamas nos principais teatros das operações, somam 15 habitações - 11 no concelho de Ourém e quatro no concelho de Pombal -, assim como três anexos, uma oficina e uma rulote. Nas aldeias do concelho de Ourém - Charneca, Abades, Casal do Rei, Lumiar, Ameixieira - e as do concelho de Pombal - Martim Vaqueiro, Ramalheira, Gramatinha e Matos - mantém-se a evacuação de forma preventiva.

Saiba mais: