Um dos aviões que estava a combater incêndios no distrito de Leiria amarou esta quarta-feira no Lago Azul, em Ferreira do Zêzere (Santarém), devido a uma avaria no motor esquerdo, disse fonte da proteção civil.
Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, a avaria no motor da asa esquerda levou o Canadair a amarar, cerca das 17:40, no lago, não se registando danos nem vítimas. O avião vai ser rebocado para a margem por botes das corporações de bombeiros que já se encontram no local, adiantou.
Mais de 2.600 bombeiros combatiam esta quarta-feira, pelas 17:30, 26 incêndios, com o apoio de quase 800 viaturas e 30 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.
De acordo com os dados disponíveis no site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), desses operacionais, mais de 1.400 estavam concentrados em quatro grandes fogos, nos distritos de Setúbal, Leiria e Faro.
Portugal continental está em situação de contingência até às 23:59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para o agravamento do risco de incêndio, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país.
A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.
A maioria dos distritos de Portugal continental estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Incêndios: acompanhe aqui a SIC Notícias
Saiba mais:
- "Sentimo-nos abandonados": Câmara de Alvaiázere pede ajuda
- O que fazer em caso de incêndio?
- Fogo em Palmela obriga à evacuação do centro social e habitações
- Piloto de combate a incêndios explica as duas fases de ataque dos meios aéreos
- Comandante dos Bombeiros de Ourém considera que novos incêndios têm origem criminosa
- Incêndios: habitante da Junqueira relata que tem a “casa a arder” e que teve de fugir
- Incêndio no Gerês obrigou à retirada de quase 30 pessoas
- Incêndio em Faro coloca centro hípico em risco
- Dois aviões Canadair de Itália chegam esta tarde a Portugal