O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quinta-feira que não tem informações sobre as buscas na Presidência do Conselho de Ministros, nem teria que ter, e garantiu que tomará as medidas disciplinares que forem necessárias.
"Não tenho nenhuma informação, nem tinha, não tenho, nem tenho que ter, sobre as buscas que estão em curso, a não ser aquilo que tenho visto na comunicação social", afirmou, durante o debate de política geral que decorre na Assembleia da República.
O primeiro-ministro respondia ao líder do Chega sobre as buscas realizadas pela Polícia Judiciária na Presidência do Conselho de Ministros e que se prendem com crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e falsificação de documento.
André Ventura questionou António Costa se "já tinha conhecimento eventual de algumas destas suspeitas" e se "o Governo vai tomar alguma medida cautelar disciplinar".
"Se houver alguma medida disciplinar tiver de ser tomada, tomarei", garantiu o primeiro-ministro.
A Polícia Judiciária fez buscas em vários postos de trabalho. Em causa estão suspeitas de corrupção, sendo o alvo principal da operação o secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros, David Xavier.
A operação de buscas consiste em recolher prova que possa ser útil para esta investigação, para uma fase preliminar.
O secretário terá obtido benefícios pessoais através de subornos, na aquisição para o Estado de sistemas informáticos a uma determinada empresa localizada no Norte, que também está a ser alvo de buscas.
O DCIAP confirma que estão a ser alvos de buscas cinco locais , “abrangendo sociedades comerciais, empresas de contabilidade, residências particulares e organismos de administração pública".
As diligências estão a decorrer nas regiões de Lisboa, Coimbra, Porto e Braga, informa o DCIAP através de um comunicado.
Para já, não foram constituídos arguidos e o inquérito encontra-se em segredo de justiça.