João Cotrim Figueiredo vai deixar a liderança da Iniciativa Liberal (IL). As eleições para a Comissão Executiva vão ser antecipadas e o presidente anunciou que não será novamente candidato ao cargo. Na SIC Notícias, justificou a decisão.
Cotrim Figueiredo adiantou, na SIC Notícias, que sai da liderança da IL porque considera que o partido precisa de uma atitude "mais combativa, abrangente e popular" para continuar a crescer. No entanto, vai continuar como deputado.
As eleições para a Comissão Executiva da Iniciativa Liberal vão ser antecipadas em cerca de um ano.
Em entrevista à SIC Notícias, diz que a sua decisão se baseou em "organização interna" e para ter um "partido forte" na altura das eleições. Considera ainda que a IL terá mais a ganhar se estiver noutro cargo que não o de presidente.
"É a forma de a Iniciativa Liberal fazer política: mostrar que não estamos agarrados aos lugares", afirma.
Cotrim Figueiredo diz ainda:
"O partido precisa de uma atitude mais combativa, abrangente e popular".
Cotrim Figueiredo estava na presidência do partido desde dezembro de 2019. Há dez meses foi reeleito com 94% dos votos. Tinha mandato até ao final de 2023, mas quer sair do cargo já em dezembro.
Foi o primeiro deputado da Iniciativa Liberal no Parlamento e, enquanto presidente, conseguiu, em menos de três anos, tornar o partido na quarta força política.
A VII Convenção Nacional vai realizar-se em dezembro e antes desta antecipação de eleições para a comissão executiva anunciada este domingo ia apenas eleger os membros do conselho nacional, do conselho de jurisdição e do conselho de fiscalização uma vez que os calendários estavam desfasados.
Deputado Rui Rocha é candidato à liderança da IL
Rui Rocha, deputado e membro da comissão executiva da Iniciativa Liberal, anunciou este domingo à Lusa que é candidato à liderança do partido nas eleições antecipadas.
Rui Rocha anunciou a sua candidatura à liderança do partido, sob o lema "Liberalismo para todos".
O deputado pretende "continuar o atual sucesso da IL e popularizar o liberalismo, afirmando as ideias e os valores liberais com convicção e humildade para transformar Portugal num país mais próspero, mais justo e mais livre".
As eleições para a comissão executiva da IL vão ser antecipadas para dezembro e o presidente João Cotrim Figueiredo anunciou que não será novamente candidato ao cargo.
Rui Rocha, eleito deputado por Braga nas eleições antecipadas de janeiro, promete "uma oposição feroz e combativa ao modelo de desenvolvimento falhado que o PS implementa no país" e vai "continuar com a equipa que sabe vencer e que fez crescer de forma impressionante a Iniciativa Liberal com o Carlos Guimarães Pinto e com o João Cotrim Figueiredo".
O candidato anunciado quer ainda "continuar o movimento cultural liberal, com uma comunicação mais popular e com maior presença junto dos portugueses".