País

"Mortes e mutilações" no Amadora-Sintra: não terá havido má prática médica

"Mortes e mutilações" no Amadora-Sintra: não terá havido má prática médica
MARIO CRUZ

Foram analisados 18 casos. Informação já foi enviada ao bastonário da Ordem dos Médicos.

A investigação às denúncias referentes ao serviço de cirurgia do Hospital Fernando da Fonseca concluiu que não terá havido má prática médica comprovada em nenhum dos 18 casos analisados, segundo fonte ligada ao processo.

A mesma fonte referiu que "aparentemente não haverá má prática nos casos analisados", acrescentando que "uma má decisão [perante várias opções] pode não ser má prática".

Toda a informação relativamente a este processo já foi enviada ao bastonário da Ordem dos Médicos, que a partir de agora poderá tomar iniciativa relativamente ao documento.

Denúncias de "mortes e mutilações" no Amadora-Sintra

Dois cirurgiões do hospital Fernando Fonseca, mais conhecido por Amadora-Sintra, denunciam casos de “mortes e mutilações” no estabelecimento hospitalar, alegadamente por más práticas da equipa cirúrgica. O processo está a ser investigado por peritos independentes nomeados pela Ordem dos Médicos, avança o Expresso.

Logo no mesmo dia, o hospital anunciou que as averiguações sobre os casos denunciados seriam levadas "até às últimas consequências", garantindo que, se tiver havido erro, "não será ignorado".

"Sabemos que nos últimos tempos lidamos com situações de doença avançada complicadas, fruto dos três últimos anos de pandemia, mas, contudo, os nossos profissionais, em todas as áreas, fazem todos os dias o seu melhor para, de acordo com as boas práticas clínicas prestar os melhores cuidados aos nossos utentes", afirmou, numa mensagem de vídeo, a diretora clínica da unidade, Ana Valverde, que falou em nome do Conselho de Administração.

A denúncia deu entrada no hospital em outubro de 2022, segundo confirma ao semanário a administração do Amadora-Sintra. Inicialmente, eram referidos 17 doentes, mas o número subiu para 22 no final de novembro.

Loading...
Últimas Notícias
Mais Vistos