A Confederação do Turismo de Portugal está a pressionar o Governo para avançar com o novo aeroporto. Esta quarta-feira, instalou em Lisboa um contador que vai somando o alegado prejuízo para o país à medida que o tempo passa.
O novo contador elétrico, junto ao Aeroporto de Lisboa, resulta do estudo promovido pela Confederação de Turismo que calcula o prejuízo por não haver um novo aeroporto para a capital.
Os autores da iniciativa dizem que estão em causa o crescimento do turismo em Portugal e a criação de novos postos de trabalho.
"O pais está a perder pelo facto de não termos um novo aeroporto, pelo facto de recursarmos novos voos e novos turistas", disse Francisco Calheiros, presidente da confederação.
Turismo voltou “a ser o motor da economia”
Foi precisamente o setor turístico que conseguiu recuperar face aos dois anos de pandemia. O presidente refere ainda que o turismo voltou “a ser o motor da economia” no ano passado e que, por isso, não se deveria “atrasar mais” a decisão acerca da nova infraestrutura.
A construção dum novo aeroporto de Lisboa está prevista há mais de 50 anos, mas ainda não há consenso técnico e político sobre a localização.