Depois de vários dias marcados pelas greves dos professores, os pais estão agora mais aliviados com o regresso à normalidade até porque, a partir de quinta-feira, as escolas vão ter de assegurar um mínimo de três horas letivas por dia.
Logo às 08:00 da manhã, o regresso à normalidade na Escola Básica Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, é descrito com um sentimento de alívio, sobretudo para os pais que podem deixar os filhos nas escolas sem constrangimentos.
Os encarregados de educação mostram-se também preocupados com os atrasos na aprendizagem que podem afetar o ano letivos dos educandos.
Apesar do fim à vista das paralisações, vai continuar a greve iniciada em dezembro pelo STOP que conta já com pré-avisos de greve até 24 de fevereiro.
Serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral
Por esse motivo, o Tribunal Arbitral definiu serviços mínimos que entram em vigor a partir de quinta-feira e que estabelecem três horas mínimas de aulas por dia.
Caso as negociações dos sindicatos com o Ministério da Educação não atinjam os objetivos pretendidos pelos docentes, a luta continuará.