A CP suprimiu 145 dos 251 comboios programados para entre as 00:00 e as 08:00 desta quinta-feira no quarto e último dia de greve dos trabalhadores da transportadora e da Infraestruturas de Portugal (IP), segundo a empresa.
A CP indica que estavam programados 72 comboios regionais e inter-regionais, tendo sido suprimidos 39 e realizados 33. Quanto aos urbanos de Lisboa, estavam previstos 115, foram suprimidos 76 e efetuados 39.
De acordo com a empresa, nos urbanos do Porto, estavam programados para aquele período 52, foram realizados 29 e suprimidos 23.No que diz respeito aos comboios de longo curso, estavam previstos 12, foram suprimidos sete e realizados cinco.
O Tribunal Arbitral já tinha decretado serviços mínimos, o que significa que apenas 25% dos comboios previstos deverão circular. Esta quarta-feira, por exemplo, dos quase 1.000 comboios programados, acabaram suprimidos mais de 740.
Quem tem o bilhete comprado, pode pedir a revalidação do título ou a devolução do dinheiro nas bilheteiras.
Ontem a noite também foi de caos na linha de Sintra. Um comboio da CP que circulava sobrelotado esteve parado mais de uma hora entre as estações de Sete Rios e Benfica, na linha de Sintra. A interrupção da circulação aconteceu depois de ter sido acionado o travão de emergência, revelou o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP à SIC Notícias.
O pânico ter-se-á gerado depois de várias pessoas se sentirem mal devido à sobrelotação da carruagem. Nos vídeos divulgados nas redes sociais, veem-se carruagens lotadas de passageiros e várias pessoas a caminharem pela linha de caminho-de-ferro.
Esta paralisação, convocada por dez sindicatos, acontece porque os trabalhadores exigem aumentos salariais que acompanhem a subida da inflação no ano passado.
Artigo atualizado às 09:19 horas