Uma curta passagem pela história do novo aeroporto faz-nos recuar 50 anos, data da chegada do homem à Lua. Parece mentira, mas é verdade. Mais de meio século passou desde que Marcello Caetano e Américo Thomaz aprovaram a criação do Gabinete do Novo Aeroporto de Lisboa, em 1969.
Mas porquê um novo aeroporto? O atual aeroporto de Lisboa foi inaugurado em 1942 e, desde então, não mais parou o crescimento de passageiros. A necessidade de expandir as instalações tornou-se cada vez maior. Desde a década de 60, foram gastos muitos milhões em estudos e consideradas várias localizações que nunca deixaram o papel.
O caos dos últimos anos
O tempo foi passando e a Portela está há muito a operar no limite. Nos últimos anos, são recorrentes as notícias de problemas no Aeroporto Humberto Delgado, designado assim desde 2016.
Mais de 50 anos depois, será que finalmente o plano para o novo aeroporto vai sair do papel? Atualmente, em cima da mesa está uma lista com nove localizações possíveis. O objetivo é, até ao final do ano, haver uma decisão.
Nos próximos meses, a Comissão Técnica Independente (CTI) vai avaliar as características das nove opções. Os relatórios com as conclusões têm de estar fechados até novembro, passando-se depois para a fase de discussão pública.
Criada no final do ano passado, a CTI, instalada no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, tem como coordenadora-geral Rosário Partidário e conta com uma equipa de seis coordenadores técnicos.
Enquanto não sai a decisão, escolha aquela que considera ser a melhor localização para o novo aeroporto.
Este inquérito não obedece aos critérios de validade científica das sondagens e não pretende representar com rigor as opções do público em geral nem as dos utilizadores da Internet. Ele tem um valor meramente indicativo das preferências dos nossos leitores.