A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde acionou um plano de contingência específico para o bloco de partos de Portimão. Até ao final de Setembro, 10 médicos vão reforçar as urgências pediátricas. Os profissionais chegam de vários pontos do país, desde o Hospital Senhora de Oliveira de Guimarães até ao Hospital Santa Maria, em Lisboa.
Nos meses de junho, julho, agosto e setembro o bloco de partos do Hospital de Portimão encerra em fins de semana alternados, isto é, de quinze em quinze dias. A funcionar em permanência fica a urgência do Hospital de Faro.
Utilizando o trabalho em rede, contam nos próximos quatro meses com 10 médicos, especialistas e internos, que chegam de várias instituições do país em regime de mobilidade.
“Nascer em Segurança no SNS”
Estes reforços chegam para garantir o cumprimento da operação "Nascer em Segurança no SNS". Em caso de dúvidas, os utentes devem consultar as páginas oficiais ou ligar para a saúde 24.
Relativamente às urgências pediátricas de todo o país, a direção do SNS prevê a conclusão do plano de verão até 15 de Junho.