Os 37 novos radares de velocidade, que estão em funcionamento desde o início de setembro, levaram a uma redução do número de veículos em excesso de velocidade. Segundo dados divulgados pela Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR), perto de 80% das viaturas passaram a circular mais devagar nos locais onde foram instalados os radares.
No primeiro mês, o “número de veículos em excesso de velocidade reduziu 80%, quando comparado com as medições efetuadas antes da entrada em funcionamento dos novos radares”, avança a entidade em comunicado.
Na estrada nacional (EN) 10, em Vila Franca de Xira, e na EN 206, em Fafe, a redução dos veículos em excesso de velocidade foi ainda mais expressiva, ultrapassando os 95%.
Durante este período, o sistema de radares SINCRO (que inclui 61 radares iniciais e os 37 novos) fiscalizou perto de “20 milhões de veículos”, o que representa um “aumento de 76% quando comparado com igual período do ano passado”.
Mais carros fiscalizados, mais infrações identificadas: a taxa de infração duplicou neste período, passando dos 0,27% para os 0,57%. Quer isto dizer que “os veículos em infração cresceram, por cada mil veículos fiscalizados, em valores aproximados, de três para seis”, anuncia a ANSR. A entidade pública avança que esta taxa deverá descer nos próximos meses.
Durante este mês, foram registados “zero mortos e zero feridos graves” nos locais onde existem novos radares. No entanto, o comunicado não refere o número de acidentes ocorridos durante este período.
“Os objetivos da ANSR nas zonas de influência dos novos radares, neste período, foram integralmente atingidos, nomeadamente: uma forte diminuição na velocidade de circulação dos veículos, uma forte diminuição dos veículos em excesso de velocidade e uma sinistralidade rodoviária com índice de gravidade de zero, com zero mortos e zero feridos graves.”
A ANSR sublinha que os locais escolhidos para a instalação dos novos radares “foram selecionados com base em dois critérios fundamentais: a sinistralidade grave e a velocidade”.
“Nestes locais, e nos últimos cinco anos, perderam a vida 115 pessoas, representando um quarto das mortes que ocorreram nos 175 locais de concentração de acidentes mortais identificados pela ANSR”, avança ainda.
Os novos radares de velocidade entraram em vigor no dia 1 de setembro. Entre os 37 novos radares estão 12 de velocidade média, que calculam se um veículo andou mais depressa do que a lei permite num determinado trajeto.