País

Israel boicota participação na Web Summit após Cosgrave acusá-lo de crimes de guerra

Paddy Cosgrave tem utilizado as redes sociais para dizer o que pensa sobre a guerra no Médio Oriente e é perentório em classificar o que Israel está a fazer Faixa de Gaza.

Loading...

Israel vai boicotar a participação na Web Summit. A decisão foi anunciada pelo embaixador de Israel em Portugal, depois de declarações de Paddy Cosgrave sobre a guerra no Médio Oriente. O fundador da Web Summit diz que Israel está a cometer crimes de guerra na Faixa de Gaza.

Paddy Cosgrave tem utilizado as redes sociais para dizer o que pensa sobre a guerra no Médio Oriente e é perentório em classificar o que Israel está a fazer Faixa de Gaza.

“Os crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados e devem ser denunciados pelo que são”, escreveu na rede social X (antigo Twitter).

Israel não gostou e o embaixador em Portugal utilizou as redes sociais para anunciar que enviou uma carta ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
a informar que o país não vai participar na Web Summit por causa das declarações que considera "ultrajantes" de Paddy Cosgrave.

“Mesmo durante estes tempos difíceis, ele é incapaz de pôr de lado as suas opiniões políticas extremistas e denunciar as atividades terroristas do Hamas contra pessoas inocentes”, contestou na rede social X.

O fundador da Web Summit também respondeu ao Embaixador:

"Repetindo: crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados, e devem ser denunciados pelo que são. Eu não vou ceder" .

Às criticas que vai recebendo nas redes sociais, Paddy Cosgrave responde com outra publicação em que condena os ataques do Hamas de 7 de outubro.

Contactada pela SIC, a Câmara de Lisboa não quis falar sobre o assunto.