País

"Mais importante do que um acordo pontual, é montar a gestão do SNS", avisa Marcelo

O Presidente da República, ainda que se tenha mantido distanciado dos debates e não acredite em soluções pontuais para problemas estruturais, deixa avisos às negociações.

Loading...

O Presidente da República insiste que é mais importante pôr de pé a gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), do que o acordo entre sindicatos e Governo. Marcelo Rebelo de Sousa diz que o acordo só servirá para resolver problemas pontuais.

As longas horas no Ministério da Saúde têm dominado as atenções mediáticas, com avanços, recuos e impasses a marcar o ritmo das negociações entre sindicatos médicos e Governo.

“Eu não conheço o acordo agora uma coisa é certa: para mim mais importante do que um acordo pontual é montar a gestão do SNS. Isso é que é duradouro”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa.

O líder do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, tende a concordar, sem nunca dizer o que pensa sobre as reivindicações dos médicos.

O líder do PSD anda pelo país a “sentir Portugal” e medir o pulso à população, e desta vez aproveita as afirmações de Fernando Araújo para provar que tem razão nas criticas que faz.

“O diretor do SNS acabou por ter uma tirada, que nos abriu caminho para podermos explicar ainda melhor aquilo que temos andado a dizer nos últimos meses: o Serviço Nacional de Saúde chegou a um beco sem saída”, avisa Luís Montenegro.

Luís Montenegro acredita que a solução passa por acordos entre setor social e privado, ao mesmo tempo que são criadas condições para atrair médicos para o SNS.