O encontro, em Belém, começou com um atraso de 15 minutos e durou menos de duas horas. A reunião semanal entre o Presidente da República e o primeiro-ministro, agora demissionário, já terminou. António Costa terá sugerido uma solução para ocupar o lugar deixado vazio por João Galamba.
A situação de João Galamba, arguido na Operação Influencer, era um dos temas mais quentes previstos para o encontro desta terça-feira entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa. O ministro das Infraestruturas já apresentou a sua demissão e essa questão ficou, desde logo, riscada da lista. Agora, falta saber que nome se segue na pasta (e no cargo de secretário de Estado da Economia, também de saída).
O Presidente da República manteve a reunião mais cedo do que o habitual esta semana para seguir quarta-feira numa viagem de Estado à Guiné-Bissau. António Costa também vai participar nesta visita, no âmbito das comemorações do cinquentenário da independência daquele país.
Este é o primeiro encontro desde o Conselho de Estado, depois do qual foram anunciadas as eleições antecipadas.
Além das soluções para ocupar os cargos agora vazios no Governo, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, primeiro-ministro demissionário, deverão abordar os pormenores da governação do País nos próximos meses. Costa mantém-se em funções até às eleições legislativas de 10 de março.
[Notícia atualizada às 19:15]