País

Aeroporto "não deve ser tema" na campanha, mas será prioridade de Montenegro se for primeiro-ministro

"Se for possível, decidimos no primeiro dia" a localização do novo aeroporto, garante o presidente do PSD, que defende que este não deve ser um tema da campanha eleitoral. Luís Montenegro anunciou que o partido vai criar um grupo de trabalho.

Luís Montenegro, líder do PSD
Loading...

Luís Montenegro, presidente do PSD, defende que a localização do novo aeroporto não deve ser um tema da campanha eleitoral. No entanto, garante que se for eleito primeiro-ministro, será a sua prioridade. O responsável anunciou ainda que o partido vai criar um grupo de trabalho para acompanhar projetos de infraestruturas, como o novo aeroporto.

"Vamos entrar na campanha eleitoral. O tema da localização do aeroporto não deve ser tema de campanha. Aquilo que é importante é os partidos exprimirem a vontade de ter uma decisão, que deve ser tomada pelo próximo governo e tanto quanto possível em consenso multipartidário o mais abrangente possível, em particular com os dois grandes partidos", afirma.

Contudo, garante aos portugueses que, se for eleito primeiro-ministro, a localização do novo aeroporto será "uma das primeiras decisões" e que está "muito à vontade" com o tema. Aliás, vai mais longe:

"Ser for possível, decidimos no primeiro dia".

Sobre a Comissão Técnica Independente (CTI), que apresenta o relatório preliminar sobre a solução para a infraestrutura, lembra que a comissão não tem de tomar uma decisão, mas sim esclarecer para essa tomada de decisão.

"Se começarmos a palites sobre a conclusão que se tira da avaliação técnica, não vamos criar terreno para termos uma decisão ponderada, amadurecida e que possa ser o mais consensual possível", defende.

O PSD, diz, terá oportunidade de "avaliar, aprofundar e eventualmente, ter esclarecimentos suplementares" sobre o conteúdo técnico do relatório.

Em declarações aos jornalistas, anuncia que o PSD vai criar um grupo de trabalho para acompanhar o projeto do novo aeroporto e outras infraestruturas. O objetivo é "dialogar com o Governo e com os outros partidos" para criar condições para "servir a sociedade portuguesa", assim que houver um novo Governo.

Luís Montenegro lembra ainda que o país vai "estar em condições de definir" a localização porque o "PSD interveio".