País

Marcelo parabeniza "acordo histórico" alcançado na COP28

O Presidente da República elogiou a redação do acordo final da COP28, onde é definido o aceleramento da transição dos combustíveis fósseis “de forma justa, ordenada e equitativa” até 2030

Marcelo parabeniza "acordo histórico" alcançado na COP28
AMR ALFIKY

Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se satisfeito com o acordo alcançado na Cimeira do Clima - COP28, que decorreu no Dubai. O Chefe de Estado parabenizou as medidas presentes no acordo “histórico”.

“O Presidente da República congratula-se com o consenso obtido na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP 28, nos Emiratos Árabes Unidos, através do acordo histórico que estabelece, na sua redação final, a transição dos combustíveis fósseis nos sistemas energéticos, de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando a ação até 2030, e recolocando a Ação Climática no rumo para a neutralidade carbónica em 2050, por forma a conter o aumento da temperatura global em 1,5°C, em linha com o Acordo de Paris”, pode ler-se na nota publicada no site da Presidência.

Destaca ainda a “importância da aprovação, pelas partes, dos objetivos, propostos pela União Europeia, de triplicar as energias renováveis e duplicar a eficiência energética até 2030” e a aprovação das “regras de funcionamento do Fundo de ‘perdas e danos’ resultantes das alterações climáticas”.

O Presidente da República reforça ainda a “necessidade de prosseguir no cumprimento dos progressos alcançados” e apela a que sejam tomadas “ações concretas e urgentes” para alcançar uma transição justa e equitativa.

Os países reunidos na cimeira do clima aprovaram esta quarta-feira "por consenso" uma decisão que apela a uma "transição" no sentido de abandonar os combustíveis fósseis, anunciou o presidente da COP28, no Dubai.

Na abertura da sessão plenária de encerramento, os delegados adotaram a decisão preparada pelos Emirados Árabes Unidos.

Trata-se de uma "decisão histórica para acelerar a ação climática", afirmou Sultan Al Jaber, presidente da conferência da ONU