O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, diz que ouve com “respeito e atenção” as reivindicações das forças de segurança, numa altura em que os agentes da PSP se mantêm em protesto. O novo líder socialista garante que mantém o compromisso de aumento de 20% dos salários até 2026, destacando o papel do setor na “segurança do povo”.
Aos jornalistas, à saída de um encontro com o presidente da Assembleia da República, reafirma que as forças de segurança são um “elemento central” na segurança do povo e do “funcionamento do Estado de Direito democrático”.
“Tenho um grande respeito por quem dedica a sua vida a cuidar da segurança do nosso povo. Nós levamos a sério um descontentamento das forças de segurança, não os ignoramos”, garante.
Pedro Nuno Santos lembra o “esforço” do atual Governo, com um reforço no investimento nas forças de seguranças e aumentos salariais.
“O compromisso de aumento médio de 20% nos salários das nossas forças de segurança até 2026 é para cumprir”, destaca.
O líder socialista considera “muito importante” que os polícias se sintam “valorizados e motivados” e, por isso, garante que “tudo fará” para que se sintam “respeitados”.
“Levamos muito a sério este descontentamento. Ouvimos reivindicações com muito respeito, atenção e cuidado”, diz.
Reunião com Santos Silva
Em declarações aos jornalistas, aponta ainda que quer aproximar o povo português e o Parlamento.
“É a partir daqui que construiremos uma solução de Governo”, afirma.
A reunião com Augusto Santos Silva marca a “apresentação de cumprimentos” por parte da liderança do PS, explica Pedro Nuno Santos, e “sinaliza” a importância da Assembleia da República” para a democracia.
Antes da dissolução oficial da Assembleia da República na próxima segunda-feira, o secretário-geral do PS defende que Santos Silva foi um “excelente” presidente, trazendo a “autoridade necessária ao respeito pela lei".
O Presidente da Assembleia da República recebeu esta quinta-feira à tarde o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, em Belém. A audiência foi marcada depois de ter sido formalizada a liderança de Pedro Nuno Santos.
Na quarta-feira, o novo líder socialista esteve reunido com o Presidente da República, onde disse que é fundamental preservar uma “boa relação” com Marcelo Rebelo de Sousa.