A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a usar um dispositivo tecnológico para ajudar mais idosos que vivem isolados. Trata-se de um aparelho que permite a localização e uma chamada telefónica a pedir ajuda.
Só no ano passado, os militares dos programas especiais da GNR sinalizaram mais de 44 mil idosos a viverem em condições de isolamento.
O “e-Guard”, um aparelho que permite a localização e chamada diretamente para o comando da GNR, tem sido uma forma de estar mais perto de um número cada vez mais crescente de idosos acompanhados.
"De momento temos 104 aparelhos que estão em pleno funcionamento e um protocolo celebrado com 15 municípios. Quase diariamente interagimos com os utentes deste programa (…) já ajudámos, por exemplo, uma senhora que estava a ter um AVC", explicou à SIC o tenente-coronel Campos Marques da GNR de Viseu.
Viseu é um dos três distritos com mais idosos identificados a viver isolados. Os alertas passam quase sempre por não falar com estranhos, mas sobretudo desconfiar.
"Apelamos a que no caso de vir alguém com uma dívida ou com uma fatura de valor considerável para não se precipitarem e efetuarem logo o pagamento. Relacionado agora com as tecnologias, aconselhamos a que não abram links que desconfiem do remetente", disse o capitão Ruben Baldaia da GNR de Viseu.
A Operação Censos Sénior da GNR está em curso até 15 de novembro.