Centenas de pessoas continuam a esperar horas em filas para conseguirem uma senha nas Lojas do Cidadão em Lisboa. Quem espera, a grande maioria imigrantes, diz que se trata de uma situação humilhante e pede medidas para evitar longas esperas.
Às 07:30 da manhã já havia mais de 100 pessoas na fila para a Loja do Cidadão no Saldanha. Muitos passaram lá a noite, mesmo com temperaturas a rondar os seis graus.
“Cheguei ontem às 22:00 horas e estou aqui até agora. É a única opção para nós, por isso é que viemos de noite”, contou à SIC Sarad, um imigrante.
“Estou aqui desde as 04:00 horas da manhã para ter o NIF, para poder começar a procurar trabalho. Sinto uma humilhação, não há organização”, conta Amanda Leite.
Multiplicam-se as histórias de quem espera (e desespera)
É o caso de Manuel, com 90 pessoas à frente. Tentou obter o dístico de estacionamento para pessoas com deficiência online, mas nunca conseguiu.
“Através da plataforma não consegui, tentei várias vezes. Não sabem o que é ser uma pessoa com deficiência e ter que estar aqui numa fila destas”, realçou.
Numa altura em que o Governo anunciou medidas de simplificação fiscal, quem sente na pele as dificuldades dos serviços públicos quer também melhorias, principalmente nos meios digitais, das Finanças e da Segurança Social.