País

Há novos registos sobre a atividade de Gandra d'Almeida, agora no Hospital de Gaia

Depois das escalas de serviço no Algarve, reveladas pela Investigação SIC, há mais registos de horas que António Gandra d'Almeida fez também no hospital de Gaia. O Governo já prepara o lugar para o sucessor, enquanto a oposição intensifica as críticas à "má política" do Executivo.

Loading...

A demissão, aceite pela ministra da Saúde, não basta para a oposição. Os partidos querem explicações de António Gandra d'Almeida e de Ana Paula Martins e não perdoam o caso, que a Investigação SIC expôs, para vir a público dizer que é sintoma de uma má política.

O PCP quer uma nomeação por concurso público, o Chega exige ter acesso a toda a documentação sobre a escolha do diretor executivo do SNS, e o Bloco de Esquerda entregou já o pedido para audições urgentes no Parlamento.

Depois de a SIC ter revelado as escalas de serviço dos hospitais de Portimão e Faro, onde António Gandra d'Almeida trabalhou, recebendo através de uma empresa que criou com a mulher, o jornal Público escreve que também foi tarefeiro no hospital de Gaia nos mesmos anos em que era cargo dirigente do INEM e até ao ano passado, em que foi escolhido para a direção executiva do SNS.

Os nomes em cima da mesa

O anúncio do próximo diretor executivo do SNS foi remetido para os próximos dias.

"(…) O novo Diretor Executivo do SNS será anunciado nos próximos dias", revelou o Ministério da Saúde na nota emitida sexta-feira.

O site de informação em saúde HeathNews adianta que a escolha está entre três nomes e cita fontes ligadas ao processo: Carlos Martins, que substituiu Ana Paula Martins à frente do Conselho de administração do Santa Maria; Álvaro Santos Almeida, que foi presidente da Entidade Reguladora da Saúde, e José Miguel Guimarães, ex-bastonário dos médicos e deputado do PSD.