Duarte Nuno Vieira diz que a medicina legal tem um papel "fundamental" em tragédias como a desta quarta-feira, no Elevador da Glória, em Lisboa.
"Uma das situações que está em causa é precisamente a identificação destes corpos e nesse domínio a medicina legal desempenha um papel absolutamente fundamental", começa por dizer o especialista em medica legal, em declarações à SIC Notícias.
"Um dos objetivos destas autópsias vai ser de imediato identificar corretamente e adequadamente cada corpo para poder ser devolvido às respetivas famílias."
Duarte Nuno Vieira explica que a identificação dos corpos baseia-se em métodos científicos e não científicos. "Os métodos não científicos são os objetos pessoais, a própria roupa", acessórios como relógios, joias ou piercings e características individuais como tatuagens.
Já os métodos científicos referem-se a impressões digitais, ficha dentaria e exames de ADN, que é "o último recurso quando todos os outros não nos permitem chegar a uma identificação taxativa".