País

Correspondente SIC

Governo espera melhoria no controlo de passaportes até ao Natal

Em 2024, 34 milhões de passageiros chegaram a Portugal de avião. 51% aterrou no aeroporto Lisboa, cujo controlo de passaportes é o 'calcanhar de aquiles' do setor turístico. Milhares têm passado mais horas nas filas do que dentro dos aviões.

Loading...

O caos no aeroporto de Lisboa continua. O Governo espera que, até ao Natal, seja visível uma melhoria no controlo de passaportes, que tem deixado milhares em filas durante horas. Garantia deixada em Londres pelo secretário de Estado do Turismo durante a visita a uma das maiores feiras mundiais do setor.

É uma das maiores feiras de turismo do mundo e Portugal aposta forte. Este ano, o stand é novo. Tem mais de 1000 metros quadrados, ocupados por 119 empresas portuguesas e com uma mensagem clara.

"Portugal é arte, é contemporâneo. É hoje um país mais moderno, mas tem uma fortíssima ligação aos oceanos e ao mar. Esta é a mensagem principal que trouxemos para um mercado que em 2024 valeu mais de 10 milhões de dormidas para Portugal e que levou a Portugal mais de 2,4 milhões de britânicos", refere Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

No ano passado, 34 milhões de passageiros chegaram a Portugal de avião. 51% aterrou no aeroporto Lisboa, cujo controlo de passaportes é o 'calcanhar de aquiles' do setor turístico.

Milhares têm passado mais horas nas filas do que dentro dos aviões, mas o Governo espera que cenas de caos já não se vejam este Natal.

Pedro Machado quer que, nos próximos 100 dias, as pessoas esperem no máximo 75 minutos. Depois, a espera deve reduzir até 55 minutos de tempo máximo.

Em 2026, a entrada de turistas em Portugal deverá voltar a crescer. No ano passado, as receitas turísticas chegaram aos 28 mil milhões de euros, o que representa quase 10% do PIB nacional.