País

Ameaça iminente de inundação leva GNR a resgatar 25 cães em Gondomar

A Guarda Nacional Republicana realizou uma operação para retirar 25 cães de instalações em Gondomar, devido ao risco de inundação provocado pelo aumento do caudal do rio Sousa.

Ameaça iminente de inundação leva GNR a resgatar 25 cães em Gondomar

O risco de uma inundação levou uma equipa da Guarda Nacional Republicana a retirar 25 cães de instalações na freguesia de Covelo, no concelho de Gondomar, esta quinta-feira.

Num comunicado, o Comando Territorial do Porto revela que as "condições meteorológicas adversas" provocaram o aumento do caudal do rio Sousa, pondo em risco a instalação onde se encontravam os animais. A ação contou com o apoio da Proteção Civil e da Polícia Municipal de Gondomar.

"A operação visou salvaguardar o bem-estar animal perante a ameaça iminente de inundação das instalações onde os canídeos se encontravam. A ação foi concluída com sucesso, não se registando quaisquer danos ou ferimentos", acrescentam.

Os cães foram distribuídos entre uma quinta particular e um "pet hotel" até estarem novamente garantidas as condições de segurança.

Depois da depressão Joseph, a passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rasto de destruição. Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.