País

Temporal deixa muitos trabalhadores de Leiria sem salários

A Associação Empresarial de Leiria prevê que muitas empresas demorarão meses a reabrir, alertando para o desemprego e prejuízos que podem chegar aos dois mil milhões de euros.

Destruição no quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria, depois da passagem da depressão Kristin, em Leiria, 29 de janeiro de 2026.
Loading...

O ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, sugere aos afetados pelo temporal que sobreviverem com o salário que acabou de “cair” na conta. Mas, em Leiria, por exemplo, a realidade impõe-se e há trabalhadores que não receberam. A Associação Empresarial de Leiria avisa que muitas empresas vão demorar meses a reabrir e alerta, por isso, para o desemprego e para os prejuízos, que podem chegar aos dois mil milhões de euros.

Sem eletricidade, rede móvel, ou internet muitas empresas da região de Leiria não conseguiram ainda processar os salários de janeiro e há até trabalhadores que já foram dispensados.

São os primeiros embates na economia da região. O Governo estima prejuízos nas empresas na ordem dos dois mil milhões de euros, mas a associação de empresários acredita que serão muito superiores.

Os empresários estão preocupados com a capacidade de resposta da construção civil que, já antes, ficava aquém das necessidades.

Defendem que, nesta altura, a prioridade terá de ser a resposta às emergências nem que, para isso, seja necessário parar obras do Estado.