O Presidente da República esteve esta tarde reunido com o Primeiro-Ministro, no Palácio de Belém, num encontro que durou cerca de duas horas.
No final da reunião, apenas o Primeiro-Ministro surgiu na Sala das Bicas, trazendo consigo o plano do Governo para a resposta e reconstrução das zonas afetadas pela tempestade Kristin.
"Tive ocasião de estar com Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, com quem tenho estado em contacto permanente e a quem tenho atualizado toda a informação respeitante à evolução da situação meteorológica, bem como à aceleração de todo o processo de restabelecimento da normalidade nas zonas afetadas e de todo o plano de recuperação que, como sabem, já se encontra no terreno", disse.
Em declarações aos jornalistas, após a reunião, Marcelo Rebelo de Sousa avisou que "não serve de nada ter medidas no papel" de apoio às populações afetadas pelo mau tempo se não for possível executá-las, pedindo coordenação no terreno porque senão as pessoas ficarão desesperadas.
"O problema não é [as medidas do Governo] serem suficientes, (...) faz-se o levantamento da situação que existe, de tal forma que se pode dar a resposta. Não serve nada ter medidas no papel, se não é possível dar resposta às medidas", alertou.
O Presidente da República visita ainda esta terça-feira e amanhã áreas afetadas pela tempestade, acompanhado por membros do Governo. A visita tem início em Ourém.
Na quinta-feira, tem agendado um novo encontro com Luís Montenegro.
Para esta semana, Marcelo Rebelo de Sousa tinha prevista uma viagem a Espanha. No entanto, o agravamento do estado do tempo previsto para os próximos dias levou ao encurtamento da deslocação. O Presidente da República estará no país vizinho apenas na sexta-feira, a convite do Rei Filipe VI, regressando a Portugal no mesmo dia.