O debate centra-se na cultura de cancelamento, o politicamente correto e as suas implicações na liberdade de expressão e na democracia contemporânea, em Portugal e no resto do mundo. Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira e José Maria Pimentel discutem a diferença entre censura social e censura estatal, o papel das redes sociais no alargamento do espaço público e o impacto da “guerra cultural” entre movimentos identitários e reações conservadoras. O diálogo, gravado ao vivo a 01 de novembro no Tribeca, reflete sobre o poder, a empatia e os limites da linguagem num tempo de grande polarização e discursos dogmáticos.
Entrevistas SIC Notícias em podcast
Podcast
“A censura ou o cancelamento é sempre um ato de poder. Um transsexual não tem o mesmo poder que um CEO. Não tem”
Da esquerda à direita, a cultura do cancelamento é uma nova censura? E qual é o efeito do alargamento do espaço público na política e na criação artística? Ricardo Araújo Pereira, Daniel Oliveira e José Maria Pimentel debatem os limites da liberdade de expressão, com a moderação de Ricardo Costa no Tribeca Film Festival 2025
Episódios
“Hoje, além de fast food e fast fashion, há fast tv: criminosos e crime em catadupa. Falta um verdadeiro escrutínio do sistema judicial” José Condessa: “Em ‘Rabo de Peixe’, o Augusto Fraga disse para não saltar de um telhado. Respondi: ‘Vou saltar, se quiseres filma’” Catarina Martins: “Portugal não é um país do ódio. É um país de democracia, de respeito e de solidariedade” “Ser diretor é dizer: ‘Pessoal, bora lá filmar’. Se não colocares de lado o preciosismo, até o vinco da camisa do Albano tem de ser passado” “A censura ou o cancelamento é sempre um ato de poder. Um transsexual não tem o mesmo poder que um CEO. Não tem”
