Expresso da Meia-Noite em Podcast

Podcast

As lições de Nova Iorque: “O orçamento da cidade é 85% do de Portugal e Zohran Mamdani não tem experiência administrativa”

Várias eleições locais agitaram os EUA, particularmente a de Nova Iorque, que elegeu um candidato apoiado pelos democratas. A esquerda de todo o mundo olha para Zohran Mandani, novo mayor da cidade, como um modelo político que junta ruas e redes sociais para recuperar eleitorado. Mas este sinal chega para preocupar Trump e influenciar as eleições intercalares do próximo ano? Ouça aqui o ‘Expresso da Meia-Noite’ em podcast

Na semana em que houve uma série de eleições nos EUA, de repente, um susto para Trump. Em Nova Iorque, para onde se viraram as atenções nestas autárquicas americanas, o candidato apoiado pelos democratas venceu a Câmara. Também em New Jersey e na Virgínia os democratas saíram vencedores, enquanto a Califórnia aprovou um referendo que poderá alterar a forma como são eleitos os seus representantes em Washington.

Talvez este seja o ânimo que o Partido Democrata precisa quando falta apenas um ano para as eleições intercalares que vão definir as cores do Congresso. Mas não são só os democratas que parecem reanimados, toda a esquerda olha para a Zohran Mamdani, novo mayor de Nova Iorque, como o modelo político a seguir para recuperar eleitorado. Será esta nova estratégia que combina política de rua com redes sociais aplicável a outros candidatos da esquerda? Simboliza ele o futuro de uma nova forma de fazer política? E será um susto assim tão grande para Trump?

Neste 'Expresso da Meia-Noite', contamos com os comentários de António Vitorino do PS, de Clara Ferreira Alves, jornalista, de Rodrigo Carvalho, Presidente da Câmara de Comércio Portugal/EUA e de José Miguel Sardica, historiador. A moderação foi de Ricardo Costa e Bernardo Ferrão. Ouça aqui o programa em podcast.

Episódios