Humor à primeira vista

Podcast

“Nunca achei graça a musicais, fui resistente até muito tarde. Arrastaram-me para ver “The Lion King” em Londres e fiquei fascinado”

José Sócrates está envolvido em processos judiciais há mais de dez anos, e é acusado de crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. No Humor À Primeira Vista, Henrique Dias, argumentista e autor do musical “Sr. Engenheiro — alegadamente um musical”, explica porque decidiu fazer um musical com base no caso do ex-primeiro-ministro

Henrique Dias tem o curso de Direito, mas desde cedo que começou a trabalhar como guionista nas Produções Fictícias
Nuno Fox

José Sócrates está envolvido em processos judiciais há mais de dez anos. O ex-primeiro-ministro é acusado de crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. Desde 2014 que ouvimos falar da Operação Marquês, que só este ano começou a ser julgada. Entre vários avanços e recuos, já vimos de tudo um pouco acontecer ao longo deste processo. Desde conflitos entre juízes, entregas de pizza em direto, amigos mesmo muito amigos, até a uns meses passados numa prisão em Évora. Cada novo acontecimento deste caso é quase uma caricatura de si próprio.

“Sr. Engenheiro” é o primeiro musical que Henrique Dias cria de raíz, mas o primeiro que escreveu foi “Popota ao Vivo”
Nuno Fox

Eis que surge agora um musical que o satiriza: “Sr. Engenheiro — alegadamente um musical” conta a história de um primeiro-ministro que queria muito uma casa em Paris. É a nova criação de Henrique Dias, argumentista, co-autor de “Pôr-do-Sol” e mais recentemente de “FELP”. Apesar de já ter adaptado uns quantos musicais, é a primeira vez que cria um de raíz. O musical estreia no dia das mentiras e é uma grande aposta da produtora UAU para 2026.

Gustavo Carvalho e Henrique Dias no Humor À Primeira Vista
Nuno Fox

No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, Henrique Dias esclarece porque fez um musical para falar sobre o processo que envolve José Sócrates, explica como passou a gostar de musicais, expõe os medos na criação de “FELP” depois do sucesso de “Pôr-do-Sol” e aborda um caso recente em que viu uma piada sobre o 25 de abril ser censurada.

Gustavo Carvalho entrevista pessoas para quem a comédia é paixão e profissão. Por vezes abre a porta a conversas sobre outros temas culturais que o entusiasmam, seja sobre teatro, música, digital, televisão ou cinema. A comédia, a arte e a cultura que estão para acontecer, todas as terças-feiras no Humor À Primeira Vista. Oiça aqui mais episódios:

Logótipo do podcast Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho
Episódios