Justiça Sem Códigos

Inteligência artificial. Empresas escolhem trabalhadores e bancos recusam créditos com base em algoritmos

Podcast

São cada vez mais os computadores que decidem quem contratar para uma empresa, a quem conceder um crédito ou como encaminhar um doente que liga, por exemplo, para uma linha de saúde. São também os algoritmos que influenciam o nosso cérebro, na internet ou na escolha de uma série de televisão. Mas o que diz a lei sobre a inteligência artificial? Neste episódio do Justiça Sem Códigos, a jornalista Ana Peneda Moreira aborda os perigos e os desafios que a inteligência artificial lança na sociedade e na justiça

Nos Estados Unidos os tribunais já experimentaram avaliar os perigos de reincidência dos reclusos através da inteligência artificial. A experiência resultou em decisões discriminatórias.

A origem étnica foi ponderada pelo algoritmo como um fator de perigo sem que o critério tenha sido adicionado pela mão humana. A verdade é que há decisões dos computadores que ninguém sabe, ainda, explicar. São as chamadas “black box”.

A inteligência artificial também já chegou à saúde e foi muito utilizada como ferramenta de apoio à triagem da covid-19. Mas como se protegem os utilizadores de decisões erradas quando não há intervenção humana?

São desafios à inovação, à ética das empresas e à lei que a União Europeia ainda tenta fechar.

Ouça este episódio do podcast Justiça Sem Códigos, da jornalista Ana Peneda Moreira, com a habitual análise do advogado Paulo de Sá e Cunha e esta semana também com a advogada Inês Antas de Barros, especialista em inteligência artificial.

Justiça Sem Códigos é um podcast semanal da SIC Notícias. Todas as quintas-feiras a jornalista Ana Peneda Moreira conta com a análise do advogado Paulo Sá e Cunha para uma conversa sobre Justiça, de forma clara e sem tabus. Partindo de casos concretos, são discutidos temas mediáticos e tantos outros ponderados, por todos, na vida quotidiana.

Pode ouvir este podcast no Expresso ou na SIC Notícias. Se usa uma app de podcasts pode subscrevê-lo lá e ativar as notificações para ser avisado sempre que for lançado um novo episódio.

Últimas Notícias
Mais Vistos