Justiça Sem Códigos

Exposição das crianças nas redes sociais. Os crimes, os perigos e a responsabilidade dos pais

Podcast

Os menores também direito à imagem e reserva da vida privada. Quando uma criança é vítima de um crime através das redes sociais, qual é a responsabilidades dos pais? Neste episódio do podcast Justiça Sem Códigos, a jornalista Ana Peneda Moreira conversa com o inspetor da Polícia Judiciária, Ricardo Vieira, a psicóloga Tânia Gaspar e com o advogado Paulo de Sá e Cunha que faz o enquadramento legal da exposição das crianças na internet

A experiência no combate ao crime já mostrou ao inspetor da Polícia Judiciária, Ricardo Vieira, que uma criança, exposta nas redes sociais, é uma potencial vítima de crime.

A psicóloga Tânia Gaspar mostra que são muitas vezes os pais quem transmite aos filhos um falso sentimento de segurança.

Há sete anos, o Tribunal da Relação de Évora proibiu um casal de continuar a divulgar na internet imagens da filha de apenas dois anos. Entenderam os juízes que: “os filhos não são coisas ou objetos pertencentes aos pais e de que estes podem dispor a seu belo prazer. São pessoas e, consequentemente, titulares de direitos.”

Com a habitual análise do advogado Paulo Sá e Cunha, a jornalista Ana Peneda Moreira procura resposta à questão: qual é a responsabilidade dos pais que expõem os filhos na internet?

'Justiça sem Códigos' é um podcast semanal da SIC Notícias. Todas as quintas-feiras a jornalista Ana Peneda Moreira conta com a análise do advogado Paulo Sá e Cunha para uma conversa sobre Justiça, de forma clara e sem tabus. Partindo de casos concretos, são discutidos temas mediáticos e tantos outros ponderados, por todos, na vida quotidiana.

Pode ouvir este podcast no Expresso ou na SIC Notícias. Se usa uma app de podcasts pode subscrevê-lo lá e ativar as notificações para ser avisado sempre que for lançado um novo episódio.

Últimas Notícias
Mais Vistos