O arquiteto do Perelman Performing Arts Center, edificado junto ao memorial das Torres Gémeas, em Nova Iorque, queria revestir o centro de artes com um mármore translúcido, cor âmbar e com veios negros alaranjados, que transmitissem luz, esperança e sofrimento, e encontrou a matéria-prima em Estremoz.
Depois, precisava de uma empresa que lhe que cortasse painéis de 1,5 metros por 90 centímetros à fina espessura de 12 milímetros, sem os partir, e que conseguisse garantir que as quatro fachadas teriam mosaicos exatamente iguais entre si. E encontrou como parceira a LSI Stone, empresa de Pedreiras, em Leiria.
Regina Vitório, fundadora da empresa de transformação de pedra natural, veio à Liga dos Inovadores explicar como fizerem este “cubo translúcido com fachadas iguais” que acabou por catapultar Portugal e o mármore português para outro patamar de notoriedade.
Ao longo da conversa, a presidente da LSI conta-nos como a empresa foi selecionada, os desafios que uma obra desta envergadura coloca e desvenda outros projetos que tem entre mãos e que vão voltar a catapultar a imagem de Portugal - agora, com granito.
OUTRAS IDEIAS QUE PODE OUVIR NA CONVERSA
“O mármore português foi vendido ao desbarato, não o soubemos promover como os italianos, que até têm uma qualidade inferior”
“O nosso calcário foi esgotado para a China, o mármore foi para o mercado árabe a 20, €30 o metro quadrado: não sabemos acrescentar valor"
“No norte temos granito, no centro temos calcário e no sul temos mármore único, cristalino”, mas não sabemos acrescentar valor
“Somos uma indústria 100% sustentável: Já geramos 80% da nossa energia, trabalhamos com 95% sempre da mesma água, sempre em circuito
Nas pedreiras do Alentejo “vão-se deixando buracos abertos e morros de desperdício, é um choque”
O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.