No Último Episódio

Podcast

Margarida Santos e “The Pitt”: “O serviço funciona sempre bem apesar do caos, aqui por exemplo temos um ecografista para todo o hospital”

O regresso de “The Pitt” é o tema central no último episódio da segunda temporada de “No Último Episódio”, podcast do crítico de cinema e televisão José Paiva Capucho. Para isso, foi preciso puxar para a conversa um grande nome dos podcasts da SIC Notícias, a médica de medicina geral e familiar Margarida Santos. Será que todo aquele realismo é mesmo “real”?

Margarida Santos é médica de família. E é também autora de um dos podcasts mais famosos da SIC Notícias, o “Consulta Aberta”. Portanto, um rosto bem conhecido que, além de passar horas dentro de consultórios, hospitais e centros de saúde, passa também muito tempo a informar a audiência sobre saúde. Mas quando o crítico de cinema e televisão José Paiva Capucho, autor do podcast “No Último Episódio”, a convidou para falar do regresso de “The Pitt”, a profissional de saúde sabia que estava perante um outro desafio: será que uma série pode espelhar a própria realidade dos hospitais portugueses? “Sim, há muito realismo ali, o caos está bem representado, mas um médico português não é mesmo um médico norte-americano”, contou a também podcaster.

Recapitulando: nesta segunda temporada, o Dr. Robby (Noah Wyle, que também está envolvido na criação e realização da série) está prestes a tirar uma licença sabática durante uns tempos. O seu serviço de urgências de Pittsburgh passou, na primeira temporada, por um caos organizado de pacientes e doentes, tendo o ponto alto uma tragédia: um ataque terrorista durante um festival. Conhecemos os colegas, alguns segredos, mas pouco mais do que a sua vida dentro daquele hospital. O que importa é o realismo, o método, e ver partos de bebés que parecem mesmo a sério. “A minha experiência de um serviço de urgências no hospital de São José não foi igual, claro. Em ´The Pitt´, apesar do caos, tudo funciona bem. Existe equipamento médico, é possível fazer uma ecografia no momento sem ter um cenário que encontramos cá: um ecografista para todo o hospital”, argumenta.

Apesar de existirem grandes diferenças entre um serviço de urgências em Portugal e outro nos Estados Unidos da América, Margarida Santos percebe porque é que há tantos profissionais de saúde a sentirem-se representados em “The Pitt”. E até diz que há uma pate sua que gostava de voltar a ter uma experiência tão intensa. “Sim, há o meu lado que queria ser médica que me puxa para isso, mas 40 anos naquele serviço, em turnos, é muito desgastante. Está até provado que aumenta o risco de várias doenças.”

Ainda assim, Margarida Santos acredita que a cultura é um veículo fundamental de informação e, portanto, “The Pitt”, é extremamente importante numa altura de grande desinformação no universo da ciência e da saúde. “Se eu fizer um vídeo sobre o testamento vital, ninguém vai querer saber, mas um episódio da série sobre isto é diferente, portanto, sim, a cultura é fundamental neste caso”, finaliza.

Quantas vezes já quis saber mais sobre “aquele” último episódio? Encontrar respostas que criam mais perguntas e só o deixam a pensar quando é que estreia o próximo capítulo?

Em “No Último Episódio”, José Paiva Capucho não traz garantia nenhuma de tranquilizar os fãs de séries. Vem para se juntar à festa.

Traz histórias de bastidores, críticas do público vs críticas dos críticos e análises de cenas.

Tudo isto num podcast que se vai dedicar à melhor televisão nacional e internacional do ano.

‘No Último Episódio’ vai para o ar todas as sextas-feiras no Expresso e em todas as plataformas de podcast. Oiça aqui o trailer da segunda temporada.

Episódios