Ontem Já Era Tarde em Podcast

Podcast

Rúben Guerreiro: “Lance Armstrong era como um herói de cinema. Quando soube que usou doping, senti que o meu ídolo mentiu toda a vida”

Começou por jogar futebol, mas o gosto por ciclismo esteve sempre presente. Herdou a paixão pela bicicleta do pai, que também foi praticante, e trocou a bola pelos pedais ainda na adolescência. Primeiro na BTT, depois na competição de estrada. Cedo percebeu que precisava de sair do país para alcançar uma boa carreira internacional. Saiba mais sobre o percurso do ciclista Rúben Guerreiro neste Ontem Já Era Tarde

Ainda em criança, Ruben Guerreiro tinha um ídolo: “O Lance Armstrong era como um herói de cinema. Uma referência por tudo aquilo que conseguiu alcançar no ciclismo e também fora dele [o norte-americano debelou um cancro testicular].” Mais tarde, um dos ciclistas mais emblemáticos da história da modalidade admitiu ter usado doping em boa parte da sua carreira: “Senti que o meu herói tinha mentido toda a vida”, lamenta Ruben Guerreiro: “Foi muito duro. Ele deixou uma mancha no ciclismo difícil de apagar.” Atualmente, o grande nome do ciclismo é o eslovejo Tadej Pogacar. Há quem defenda que é o melhor ciclista de sempre, mas não se livra dessa desconfiança: “Conheço-o desde muito novo, competi com ele várias vezes e só ganhei uma. Desde cedo que dava para ver que ele era diferente. Os resultados mostram isso, mas talvez pelo efeito Armstrong, há muita gente que tem dúvidas sobre a parte do doping.”

Há novo episódio de Ontem Já Era Tarde.

Nuno Fox

O futebol é o ponto de partida nestas conversas sem fronteiras ou destino agendado. Todas as semanas, sempre à quinta-feira, Luís Aguilar entra em campo com um convidado diferente. O jogo começa agora porque Ontem Já Era Tarde.

Episódios