Tempo ao Tempo

Podcasts

Quantos fins tem a história? Uma viagem até à mente de três filósofos que discutem o fim dos tempos

A partir do artigo “O Fim da História” de Francis Fukuyama, Rui Tavares traça uma visão da história, das histórias, a partir da tese do filósofo que afirmava que em 1989 o liberalismo democrático e o capitalismo podem ter já assinalado o fim da evolução sociocultural da humanidade, referenciando também os filósofos Ray Kurzweil e Toby Ord, uma teoria iniciada no século XIX por Georg Hegel

Com três visões distintas sobre o que seria, afinal, “O Fim da História”, Rui Tavares disserta sobre o que significa, realmente, o fim de tudo, e quantos fins existem para a história.

Fotografia de Tiago Miranda, trabalho gráfico de Vera Tavares e Tiago Pereira Santos

Ao mergulhar nas histórias que antecipam a grande história do século XX, Rui Tavares propõe-nos o exercício de pensar como seria a Europa de hoje, 100 anos depois deste ano aparentemente insignificante e, sobretudo, alerta-nos para as tamanhas semelhanças deste nosso ano de 2025.

Oiça ‘Tempo ao Tempo’ aqui no Expresso, SIC e SIC Notícias, ou subscreva o podcast em qualquer plataforma de podcast. Todas as quintas-feiras um novo episódio escrito e narrado por Rui Tavares. E ao sábado, um episódio extra emitido na SIC Notícias e em podcast.


Episódios