Tempo ao Tempo

Podcast

Abade Faria: O português que se tornou hipnotista, viveu a revolução francesa e foi personagem de Alexandre Dumas

Será que quando José Sócrates e os jornalistas viveram “acampados” na rua Abade de Faria, em Lisboa, durante a prisão domiciliária do ex-primeiro-ministro, alguém perguntou “quem foi o abade que deu nome a esta rua”? Rui Tavares leva-nos até ao século XVIII para descobrir esta fascinante personagem que serviu de inspiração a Alexandre Dumas para o seu livro “O Conde de Monte Cristo”

O que faz um padre português no romance O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas? Será mera fantasia do autor ou eco de uma personagem histórica concreta? E, a existir, quem foi ele e como ali foi parar?

Neste episódio, Rui Tavares apresenta a singular vida de José Custódio de Faria, um filho do terramoto de 1755. Goês de origem, deixou Goa e passou por Roma, Lisboa e Paris, ordenando‑se sacerdote em Roma e ficando conhecido como o Abade Faria, o tal padre português de Alexandre Dumas. A sua fama, porém, não veio da vida de sacerdócio, mas do engenho com que se  dedicou ao hipnotismo e se tornou um dos pioneiros da hipnose moderna.

Fotografia de Tiago Miranda, trabalho gráfico de Vera Tavares e Tiago Pereira Santos

Oiça ‘Tempo ao Tempo’ aqui no Expresso, SIC e SIC Notícias, ou subscreva o podcast em qualquer plataforma de podcast. Todas as quintas-feiras um novo episódio escrito e narrado por Rui Tavares.


Episódios