Boa Cama Boa Mesa

Vinhos de ânfora: ritual da abertura das talhas celebra-se este sábado na Vidigueira

15 de novembro é dia de abrir a talha e provar o vinho. O mundo encontra-se na Vidigueira para cumprir um ritual milenar que junta história, tradição e inovação na Herdade do Rocim. Música e cozinha regional acompanham a festa.

Vinhos de ânfora: ritual da abertura das talhas celebra-se este sábado na Vidigueira
Ricardo Bernardo

Sábado, 15 de novembro, é dia de celebrar o vinho de talha no Alentejo, região que se torna palco mundial desta prática ancestral. Ao Amphora Wine Day, que tem lugar na Herdade do Rocim, chegam produtores, especialistas e apaixonados pelo vinho para cumprir uma das tradições mais antigas e fascinantes do mundo do vinho. Mais do que um simples evento vínico, é uma viagem ao passado para provar o futuro do vinho, onde tradição, cultura e inovação se encontram dentro das ânforas.

Catarina Vieira e Pedro Ribeiro são anfitriões do encontro que reúne cerca de 50 produtores nacionais e internacionais, oriundos de países como Portugal, Chile, Geórgia, Espanha, França e Itália.

Com o objetivo de transformar o Alentejo no epicentro mundial da arte milenar do Vinho de Talha, o Amphora Wine Day 2025 abre portas às 11h00, com acesso exclusivo a profissionais do setor e à imprensa até às 14h00. A partir das 14h00 e até às 19h00, o público poderá provar livremente todos os vinhos em exposição, num ambiente de celebração que inclui conferências, gastronomia regional e música ao vivo. Os bilhetes custam €24,50 (em pré-venda) ou €29,50 (no próprio dia).

Redescobrir o vinho de ânfora

Ricardo Bernardo

“Foi aqui, entre Vidigueira e Cuba, que o Alentejo voltou a ser reconhecido como o grande guardião do Vinho de Talha, colocando Portugal no mapa dos vinhos feitos em ânfora. Creio que podemos dizer, sem qualquer risco, que o Rocim abriu os olhos do mundo para o vinho de ânfora do Alentejo”, sublinha Pedro Ribeiro, administrador da Herdade do Rocim.

“Produtores de todo o mundo viajam até ao Alentejo para celebrar esta arte ancestral e compreender como o barro, o tempo e a terra se unem para criar vinhos únicos. O evento contribui para que o Alentejo continua a afirmar-se como o grande guardião do vinho de talha, um método de vinificação que permanece praticamente inalterado há mais de dois mil anos.

Desde a sua criação, em 2018, o Amphora Wine Day tornou-se um dos mais relevantes e inspiradores encontros dedicados ao Vinho de Talha, reunindo produtores de todo o mundo e atraindo a atenção de enófilos, jornalistas e especialistas internacionais.

Sob a liderança dos enólogos Catarina Vieira e Pedro Ribeiro, o evento tem desempenhado um papel fundamental na redescoberta global dos vinhos de ânfora.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e na rede X.