Raquel Godinho, de 45 anos, trabalhava na sucursal do Millenium BCP da Ericeira há oito anos e quase todos os que viviam ou trabalhavam perto se lembram dela. O que toda a gente desconhecia era que Raquel escondia problemas. Antes de se mudar para a Ericeira, a bancária teria provocado um desfalque de 230 mil euros na sucursal onde trabalhara, em Odivelas.
Depois de se ter mudado e começado a trabalhar na nova sucursal, Raquel terá começado a conquistar a confiança de muitos clientes, ao ponto de lhe entregarem dinheiro em mão, onde quer que a encontrassem, com a promessa de ser depositado mais tarde no banco. A proximidade seria tão grande, que chegava a tirar uma tarde por semana para ir a casa dos clientes ou às empresas para facilitar depósitos e transações. Os valores seriam frequentemente elevados.
À dependência bancária teriam chegado várias denúncias, pouco tempo antes do suicídio. Queixas de burla que atingiriam um valor de cerca de três milhões de euros, com alguns clientes a alegarem ter sido prejudicados. Queixavam-se de ter depositado o dinheiro em numerário, descobrindo mais tarde que os valores não constavam das respetivas contas bancárias, mesmo em caso de depósitos feitos ao balcão.
Raquel teria sido notificada para se apresentar à administração, com vista a um eventual despedimento, precisamente no dia em que terá decidido pôr termo à vida.
Na madrugada da tragédia, a 7 de dezembro, segundo relato dos filhos às autoridades, Raquel terá dito que precisava de sair. Já passava da meia-noite quando entraram no carro os dois adolescentes, vestidos com os pijamas, e a avó materna, que também os acompanhava. Os menores, de 13 e 16 anos, sentaram-se no banco de trás, as duas adultas à frente.
Foi até ao farol do Cabo Raso, onde terá andado às voltas com o carro, até que os filhos adormecessem. Por volta das 05:00 horas, o mais novo acordou com o Waze a dizer que tinham chegado ao destino. Depois, contam, que foi nessa altura que todos gritaram, a mãe acelerou e caíram ao mar.
As duas mulheres tiveram morte imediata. Os dois irmãos conseguiram sair da viatura e ficaram nas rochas até serem resgatados.
A burla de Raquel Godinho ascenderá a cerca de três milhões de euros e ninguém sabe o que foi feito com o dinheiro. Há quem fale em jogo, há quem fale num namorado que lhe estaria a extorquir dinheiro, mas a verdade morreu com ela naquela madrugada fatídica.
A SIC chegou à fala com alguns dos lesados que aconselhados pelos advogados preferiram ficar em silêncio. Quanto ao Millenium BCP, não obtivemos até ao momento qualquer resposta aos nossos pedidos de informação.
