Futuro Hoje

O português que gere os satélites, e não só, da União Europeia

Rodrigo da Costa, o português que lidera a Agência da União Europeia para o Programa Espacial (EUSPA), viu o seu mandato renovado por mais cinco anos. Em entrevista ao 'Futuro Hoje', revela os desafios do presente e do futuro da exploração espacial europeia.

Reprodução/EUSPA
Loading...

A Agência da União que gere os satélites da Europa é dirigida há cinco anos por Rodrigo da Costa, que foi eleito para mais cinco anos e veio ao 'Futuro Hoje' falar do espaço, agora, e no futuro.

Na entrevista conduzida por Lourenço Mdeiros, Rodrigo da Costa aborda a crescente importância do espaço para a economia e segurança da Europa.  

Explica, afinal, o que distingue a EUSPA da Agência Espacial Europeia (ESA), os principais sistemas geridos pela EUSPA, como o Galileu e o Copérnico, e os desafios geopolíticos que moldam a atuação europeia no espaço.  

O diretor executivo da EUSPA sublinha o investimento significativo e crescente da União Europeia no setor e o papel de Portugal.  

Numa época em que o Espaço começa a parecer um campo de batalha das grandes potencias, sublinha a necessidade de colaboração e autonomia estratégica sem descurar a defesa dos sistemas da União Europeia.