No último 'Expresso da Meia-Noite', na SIC Notícias, António Gomes, diretor-geral da GFK Metris, afirmou que a próxima eleição presidencial mostrará um país em choque geracional. Será assim? O painel do 'Importa-se de Repetir' debate esta questão, esta quarta-feira com a presença de Mafalda Rebordão, economista e integrante do grupo de reflexão do Presidente da República sobre o futuro do país.
A convidada desta semana crê que este é um tema “relevante” e atira que “a maioria das pessoas que faz comentário sobre os jovens não é jovem”.
“Acho que é interessante ver como é que os jovens pensam e acho que nada melhor do que olharmos para os números para perceber como é que os jovens pensam em relação a estas eleições”, refere.
A economista indica que a fatia da população mais jovem, por conta do impacto das redes sociais, está a acompanhar mais as eleições, tantos as eleições, como as que servirão para eleger o próximo chefe de Estado, no dia 18 de janeiro de 2026.
“Os números dizem-nos que os candidatos com os quais se identificam mais são Cotrim de Figueiredo e André Ventura e eu diria que isto se prende com a maneira como estes candidatos têm vindo a fazer a sua comunicação nas redes sociais – a encontrar os jovens onde eles estão”, informa.
Mafalda Rebordão aponta que a idade dos candidatos, por sua vez, não é o fator que mais influencia a decisão dos jovens. “A maioria dos jovens está nas redes sociais e constrói a sua decisão nas redes sociais”, completa.
Para a especialista, os partidos políticos têm “estruturas muito tradicionais”, o que acaba por afastar este eleitorado.
Explica que, com as plataformas digitais, deixa de haver um “mediador” – o partido – e os próprios candidatos “podem construir” a sua própria narrativa, “que vai direta a uma audiência”.
"Importa-se de Repetir?" é o novo espaço de análise política da SIC Notícias, com Bernardo Ferrão, Ângela Silva e Paulo Baldaia, emitido todas as quartas-feiras na Edição da Noite. Em cada episódio, uma declaração da atualidade que tenha gerado dúvidas ou causado perplexidade é escolhida para debate e reflexão.