Perdidos e Achados

Zona J

Em 1998, o filme''Zona J'' rompia com preconceitos e levava ao grande ecrã problemas como racismo, a discriminação e a pobreza. A longa-metragem contava a 'estória' de um amor impossível, entre um negro e uma branca. Como cenário, a Zona J de Chelas, um bairro de Lisboa, conhecido pelos piores motivos.

Em 1998, o filme português "Zona J" marcou a diferença ao tocar em temas ainda tabu na sociedade portuguesa
Félix Fontoura e Núria Madruga eram os protagonistas e viviam um amor impossível
Félix Fontoura vivia num bairro problemático de Lisboa - conhecido como a "Zona J" - onde a criminalidade e delinquência juvenil marcavam o dia-a-dia
Ana Bustorff fazia o papel de uma mãe desiquilibrada e ausente
Lacerda era um pai preocupado com os caminhos errantes dos filhos

O filme foi um sucesso de bilheteira, com mais de 250 mil espetadores. Um ano depois da estreia o filme conquistou dois Globos de Ouro da SIC.

No elenco, a par de grandes atores portugueses, estavam jovens sem qualquer experiência e alguns moradores do bairro Zona J.

Félix Fontoura era o ator principal. Nasceu em Angola, fugiu à guerra, trabalhou na construção civil e sonhou sempre com uma carreira artística. Alcançou a fama com o filme ''Zona J'' mas o sucesso foi um fósforo.

Edson Silva fazia de ''pica-pau'' no filme e era um miúdo que também sonhava com o mundo das estrelas.

No ''Perdidos e Achados'' desta semana, vamos saber o que é feito deles e de outras pessoas que participaram no filme e regressamos ao bairro que entretanto...ganhou outro nome.

Jornalista: Patrícia Mouzinho

Imagem: Franco Santos

Edição: João Nunes
Produção: Diana Matias; Madalena Durão

Coordenação: Isabel Horta
Direcção: Alcides Vieira

Mais Vistos do