A Universidade de Coimbra comemora 10 anos como Património da Humanidade pela Unesco e por isso é uma paragem obrigatória. Nós escolhemos começar este episódio pela cidade, mas confessamos que a esplanada merece um pezinho de dança ao fim do dia. Chama-se Terraço da Alta e além de um restaurante cheio de opções do almoço ao jantar, não lhe faltam eventos de verão.
Em Viseu encontramos o conforto da cozinha de tradição. O Pateo é uma esplanada quase secreta, tendo em conta que da rua ninguém diria o que ali pode encontrar. Pergunte pelo Miguel e troca duas ou três ideias, temos a certeza que ele terá umas mil histórias para lhe contar.
Mortágua é sinónimo de barragem da Aguieira e é ali que o levamos a um lugar para desfrutar da vista e do rio. O Foz do Dão é um segredo da zona que começa agora a ser descoberto e para quem passar pela zona, vale a pena arriscar a paragem ainda que o acesso seja rudimentar.
Aveiro tem novidades, ainda que o Laguna já tenha atracado na cidade há algum tempo. É um barco restaurante e bar, tem uma esplanada com vista ria e isso significa moliceiros. A carta é escolhida pelo chef Tiago Bonito e com esta nota, já deve ter consigo todos os ingredientes para justificar uma visita.
Leiria fecha este Portugal na Esplanada. Foi Hostel até à Pandemia e agora o Atlas é um restaurante do mundo com uma esplanada que é um mundo de opções. Peça um cocktail, desfrute e depois desta nunca mais volte a dizer que em Leiria não há bons motivos para uma paragem.
Ficha técnica:
- Jornalista: Helder Correia
- Repórter de Imagem: Fernando Silva, Hugo Veigas e Luís Bernardino
- Edição de Imagem: Ana Rita Sena
- Colorista: Gonçalo Carvoeiras
- Grafismo: Pedro Morais e Paulo Alves
- Drone: 4kfly
- Produção: Ana Marisa Silva
- Coordenação: Marta Brito dos Reis
- Direção: Ricardo Costa