A primeira paragem desta viagem é no Museu de Foz Côa, ou melhor, no restaurante Côa Museu. Os dois vivem juntos pelo edifício que os une e são uma espécie de simbiose para quem quer conhecer a história do lugar pelas imagens ou pelos sabores. A vista, tal como imagina, é de uma esplanada que lhe corta a respiração. Nas sugestões temos os queijos e o vinho em destaque, claro.
A viagem segue até à pequena aldeia do Romeu, em Mirandela. O restaurante chama-se Maria Rita e lá a Julieta da cozinha dá pelo nome de Andreia. Se lá passar, não se esqueça de tentar saber da história desta esplanada tão particular e peça uma sopa seca para se abastecer para o resto da viagem.
No cais da Ferradosa encontramos um casal de privilegiados que cuida de uma lugar que já foi estação de comboio e hoje é um restaurante com uma daquelas vistas que motiva qualquer um a ir trabalhar. As especialidades são todas típicas da região e não se surpreenda se encontrar milhos ou polvo entre os destaques.
Para terminar a viagem levamo-lo até à Quinta Nova e à sua história secular. São 200 anos de uma vida cheia de curvas, as tais onde nasce o vinho. Aqui está sempre garantida a novidade e a inovação nesta bebida tão típica da região. Na cozinha encontra o chef André Carvalho que o convidará sempre a provar a simplicidade da região com um toque de sazonalidade.
Se gosta de vinho, vistas rio e sabores com caráter, aproveite.
Ficha técnica:
- Jornalista: Helder Correia
- Repórter de Imagem: Fernando Silva, Hugo Veigas e Luís Bernardino
- Edição de Imagem: Ana Rita Sena
- Colorista: Gonçalo Carvoeiras
- Grafismo: Pedro Morais e Paulo Alves
- Drone: 4kfly
- Produção: Ana Marisa Silva
- Coordenação: Marta Brito dos Reis
- Direção: Ricardo Costa