Grande Reportagem SIC

A Grande Ilusão: o esqueleto saiu do armário

Primeira parte

Pedro Coelho

Pedro Coelho

Jornalista Grande Reportagem SIC

Andrés Gutierrez

Andrés Gutierrez

Editor de Imagem

José Silva

José Silva

Repórter de Imagem

"O esqueleto saiu do armário" é a terceira parte da viagem Grande Reportagem que o leva à origem dos partidos de extrema-direita europeia. Este episódio questiona a herança que ficou dos antigos ditadores de Portugal, Espanha e Itália.

O regresso d'A Grande Ilusão foca-se na herança que alimenta os partidos de extrema-direita na Europa.

Os rostos dos partidos de extrema-direita que vão ganhando força no espetro político da Europa serão os herdeiros fiéis dos ideais fascistas do século passado? Estará André Ventura amarrado ao pensamento salazarista? Santiago Abascal será o sucessor de Francisco Franco? E Matteo Salvini de Benito Mussolini?

Entre o fascismo e a extrema-direita europeia existe um fosso de um século. O tempo e o modo são outros, mas as marcas do fascismo estão vivas. E neste episódio identificamo-las, uma a uma.

O terceiro episódio da Grande Ilusão leva-o numa viagem ao passado, através das cidades berço de Mussolini, Predappio, e pela aldeia onde nasceu Salazar – Vimieiro, Santa Comba Dão. Fomos, igualmente, ao País Basco conhecer a terra natal de Santiago Abascal. O líder do VOX, defensor da grande Espanha, nasceu num dos territórios mais independentistas de Espanha.

A Grande Ilusão é um projeto apoiado pela Bolsa de Jornalismo de Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian. Em março serão emitidos o terceiro e o quarto episódios, onde faremos uma aproximação às realidades políticas vizinhas do Chega. Estaremos em França, Itália e Espanha, para trabalharmos o Rassemblement National, a Lega e o VOX.

A Grande Ilusão resulta de uma parceira estabelecida entre a SIC e a NOVA FCSH e tem, igualmente, uma expressão online no site da SIC Notícias – Projeto "Extremos".

FICHA TÉCNICA

Reportagem – Pedro Coelho e José Silva (imagem)

Edição de Imagem – Andrés Gutierrez

Grafismo – Marta Coelho

Produção – Diana Matias com Maria Rodrigues e Rita Murtinho (bolseiras)

Coordenação - Amélia Moura Ramos

Direção – Ricardo Costa e Marta B. dos Reis

  • 2:19